Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Filhos de Deus

Filhos de Deus
Leitura estimada 27 min


FILHOS DE DEUS


"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (João 1:12-13)

 

Há muitas pessoas que pensam, erradamente, que todos somos filhos de Deus, mas não somos nada todos filhos de Deus. Só é filho de Deus aquele que nasce de Deus.

Só é filho de um determinado casal, a criança que nascer da união desse casal, muito embora outras crianças possam ser parecidas com ela.

NÓS SOMOS TODOS CRIATURAS DE DEUS

E porquê? Porque Deus criou-nos a todos assim como criou todo o mundo. Mas sermos filhos de Deus isso é muito diferente: só é filho de Deus aquele que de Deus nasce, aquele que entrega a sua vida a Jesus e o recebe como seu Salvador.

Irmãos, quando alguém entrega a sua vida a Jesus, várias coisas acontecem e uma delas é que você é feito uma nova pessoa, não por fora mas por dentro. Outra coisa que acontece é que é feito um filho de Deus.
E repare numa coisa interessante: não é você que se faz filho de Deus! Deus é que o faz Seu filho! Você não fez absolutamente nada..

Romanos 8:15 - "Porque não recebeste o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."
Romanos 8:16 - "E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."

Eu não sou mais um pecador, mas sim um filho de Deus. Eu sou aquilo que Deus diz que eu sou! Eu era um pecador, mas fui salvo e tornei-me uma nova criatura.

Romanos 8:17 - "E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados."

SOMOS UMA  NOVA CRIATURA

Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. De noite Nicodemos foi ter com Jesus e disse-lhe: "Rabi, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não fôr com ele" (João 3:1 e 2).

E Jesus respondeu e disse-lhe: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus".

E o versiculo 4 diz: "E disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer de novo sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe?
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espírito."

Este homem era princípe de uma sinagoga; era assim como que um pastor. Foi ter com Jesus e Jesus disse-lhe que ninguém podia entrar no Reino de Deus se não nascesse de novo.
Jesus disse que ninguém entraria no Reino de Deus se não tivesse nascido de novo. Já vamos ver o que é nascer de novo.

Quando uma mãe dà à luz um bébé e rompem-se as àguas onde o bébé está no ventre da mãe, ela dá à luz um bébé.

Daí Jesus ter falado sobre o nascimento das àguas e o nascimento do espirito.
Quando uma pessoa entra neste mundo nasce das águas da bolsa que estava no ventre da sua mãe e onde o bébé esteve guardado.

A pessoa quando nasce neste mundo nasce com uma natureza errada. Pelo que para entrar no Reino de Deus ele tem de nascer do espírito. Como se nasce do espírito? Como se nasce de novo?

PARA NASCER DE NOVO É PRECISO:

1) Crer em Jesus, que Ele morreu por todos nós na cruz do calvário.
2) Crer que Jesus derramou o seu sangue como pagamento pelos nossos pecados.
3) Crer que Jesus ressuscitou dos mortos para nossa justificação.
4) Entregar a sua vida a Jesus, e recebê-Lo como "seu" Salvador e Seu Senhor.
Jesus levou as nossas enfermidades para em troca nos dar saúde. Jesus levou a nossa pobreza para em troca nos dar prosperidade. Jesus levou todos os nossos pecados para em troca nos dar vida eterna.

Ninguém entra no Reino de Deus se não fizer de Jesus o Senhor da sua vida.


Por exemplo: se você quiser entrar nos Estados Unidos da América tem de pedir autorização e submeter-se às autoridades do país.

Assim do mesmo modo, se você quer entrar no Reino de Deus tem de se submeter ao Rei que é Jesus. É preciso receber Jesus como seu Salvador e seu Senhor. Jesus é um"gentleman", não vai entrar na vida de ninguém se não fôr convidado a tal. E é precisamente no momento em que você entrega a sua vida a Jesus e acredita naquilo que Jesus fez na cruz que acontece o milagre dentro de si, no seu espirito, no seu coração.

Jesus retira a natureza velha e põe a natureza de Deus dentre de si. A ISTO SE CHAMA "NASCER DE NOVO"!
Você passou a ser uma nova criatura, não por fora mas por dentro.

A Bíblia diz que o homem é um espírito, tem uma alma e vive dentro de um corpo. O seu verdadeiro eu é o espírito e é essa parte que Deus salva.

Todas as pessoas que nascem neste mundo, quer acreditem quer não, quer saibam quer não, são escravas de satanás.

Toda a gente quando nasce é escrava de satanás, pelo simples facto de que os nossos pais, Adão e Eva, pecaram e ficaram com a natureza errada e, ao darem à luz filhos, deram à luz filhos com a natureza errada.O espírito com a natureza errada não tem poder para se transformar a si próprio.

A religião estabelece regras às pessoas. Regras não trazem salvação. Isto é uma coisa falsa. Ninguém é salvo por obras, apenas por Jesus Cristo. Sã Jesus tem o poder de o salvar e mais ninguém tem esse poder.

Ninguém é salvo pelo seu próprio esforço, por ser uma boa pessoa, por ter as contas em dia, por nunca ter feito mal a ninguém.Salvação não vem pelas obras.

Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Salvação só vem pela fé em Jesus Cristo e fé no que Jesus fez por nós. Jesus foi feito em tudo o nosso substituto, levando na Cruz os nossos pecados, para em troca nos dar Vida Eterna com Deus.

Em Efésios 2:8 diz: "pela Graça sois salvos ..." .

GRAÇA significa um favor que não é merecido. Quando os pais dão alimento a seus filhos estes não pagam nada por essa comida. Porque é que os pais fazem isso aos filhos? Porque amam os filhos. Os filhos nada fizeram para merecer uma cama, mobília, refeições, escola e roupa.

O que é que nãs fizemos para merecer da parte de Deus Salvação? Não fizémos nada.


O que é que nãs demos a Deus? Nada! A maior parte das pessoas só dá os seus problemas e aborrecimentos. Mas Deus mesmo assim nos ama.
Quando Deus nos salva é por amor, é por graça, é de"borla"! Ninguém merecia coisa nenhuma, mas Deus faz isso pelo amor que Ele tem por nós.

Se as obras comprassem Salvação, Jesus não tinha precisado de vir à terra. Bastava fazermos boas obras e pronto.

NÃO, meus amigos! Não há obra nenhuma que chegue para comprar a sua Salvação. Foi preciso Jesus vir à terra e pagar com o Seu sangue o preço da nossa salvação.

Por exemplo: nos Estados Unidos os negros, por volta do ano 1800, eram escravos da população branca.
Uma criança negra, no dia em que nascia era automaticamente escrava dos brancos. E repare no seguinte:


- o bébé negro não pediu para nascer;
- o bébé negro não escolheu a sua côr;
- o bébé negro não escolheu o País onde nasceu.

O bébé negro nasceu nos Estados Unidos, durante o periodo da escravatura e por isso era automáticamente um escravo.

E assim somos nós. Todas as pessoas que nascem neste planeta, quer queiram quer não (não faz diferença nenhuma) são escravos de satanás.

O próprio Jesus disse que o diabo era o princípe deste século, deste sistema, motivo porque o mundo está no caos em que está. Porque o diabo só vem para matar, roubar e destruir (João 10:10).
No tempo da escravatura um escravo só era solto, só era liberto, se houvesse alguém de direito, neste caso um branco, com dinheiro, que fosse comprar a sua libertação.

O próprio escravo não se podia salvar a si mesmo. Ele bem podia trabalhar horas a fio, o dia todo, que isso não iria trazer a SUA LIBERTAÇÃO.

SE ALGUÉM
ESTÁ EM CRISTO
É UMA NOVA CRIATURA

"Se alguém está em Cristo" refere-se às pessoas que já receberam Jesus e que por isso estão salvas.
II Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Ser uma nova criatura significa ser de uma nova raça, uma nova pessoa; que o velho homem já morreu. Na verdade somos mais que Super-Homens.

Hitler quiz fazer uma raça especial de pessoas. Não conseguiu! Mas Jesus fez isso connosco. Temos que saber viver como vencedores aqui na terra.

Nós somos uma espécie nova. Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, fomos feitos novas criaturas, não no corpo, mas sim no espírito. O nosso exterior não muda, o interior é que muda.

A transformação é de dentro para fora; dá-se dentro de nós, no nosso verdadeiro eu, que é o espírito. A nossa salvação é cá dentro, no espírito. Não é por fora, pois aí você parece o mesmo; mas é por dentro, no seu verdadeiro eu, que você fica diferente.

AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM

Fala dos nossos pecados, da nossa natureza errada. Cristianismo não é uma religião, porque não é nenhuma imposição, é uma vivência de dentro para fora. É uma transformação interior, é Jesus, o Espirito de Deus, a natureza de Deus que entra dentro de nós.

Aqui está o verdadeiro cristianismo.
A Religião tenta fazer com que as pessoas sejam diferentes por fora, IMPONDO LEIS E REGRAS que não levam a parte nenhuma e cheira a "mofo"!!!

Colossenses 2:20-23- "Se pois vocês já estão mortos com Cristo e se libertaram em relação aquelas noções religiosas, rudimentares, de inspiração humana, porque vos carregam ainda de novos mandamentos como se nada tivesse mudado em relação à velha maneira carnal de viver? E continuam a subjugar-vos com regras como: 'Não toques nisto, não comas disso, não uses aquilo!' Tudo isso não passa de meros preceitos terrenos, inventados por seres humanos. No fim de contas, todas essas coisas que vos proibem, são justamente para as pessoas se servirem delas.

Essas doutrinas podem ter uma certa aparência de sabedoria, revelam devoção voluntária, humildade, disciplina do corpo, mas no fim de contas não têm espiritualmente nenhum valor, apenas servem o orgulho pessoal daqueles que se vão gabar, depois de conseguir dominar alguns dos seus instintos." (extraído de "O Livro")

O HOMEM É UM ESPIRITO, TEM UMA ALMA E VIVE NUM CORPO

Antes de avançarmos, vamos ver que o homem é um espirito, tem uma alma e vive num corpo. Saber diferenciar o espírito, a alma e o corpo no homem é fundamental para o entendimento das coisas espirituais.
I Tessalonicenses 5:23 - "E o mesmo Deus vos santifique em tudo; e em todo o vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
Hebreus 4:12 - "Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à DIVISÃO DA ALMA E DO ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

A Biblia fala-nos em três coisas distintas. Corpo, alma e espírito. O verdadeiro eu não é o corpo, mas sim o espírito. Nãs temos uma alma - relacionado com a mente, pensamentos - vivemos dentro de um corpo - é como um casaco (estamos vestidos com carne).
O nosso corpo é como que um casaco que veste o seu espírito. Então o seu corpo mexe, porque o seu interior está a mexer. Mas, um dia, quando você sair deste corpo, o corpo já não mexe mais.
Isto pode parecer esquisito para quem ouve pela primeira vez, mas quando você sabe a verdade, deixa de ter medo da morte. Por isso Jesus disse:"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8:32).

A GRANDE QUESTÃO NÃO ESTÁ QUE A PESSOA MORREU, MAS SIM, PARA ONDE ESSA PESSOA FOI QUANDO DEIXOU AQUELE CORPO.
ESTA É QUE É A GRANDE QUESTÃO... .

Jesus claramente diz que quando alguém morre ou vai para o Céu ou Seio de Abraão ou vai para o inferno ou Hades.

Há um abismo entre os dois lugares de modo que ninguém pode mudar de um sítio para o outro.
Quem vai para o Céu, glória a Deus, nunca mais sai de lá - e quem vai para o Inferno, infelizmente também nunca mais de lá sai.

Sabe qual é a única coisa que faz com que uma pessoa vá para o Inferno? É ela não ter entregue a vida a Jesus.

SALVAÇÃO SÓ SE GANHA NA TERRA!  

No dia do Julgamento Final há-de haver aquelas pessoas condenadas pelos seus pecados e vão para o inferno, pois não entregaram as suas vidas a Jesus, pelo que não receberam a Graça de Deus. Vão para o Inferno por não terem crido receber Jesus; preferiram mais andar nos seus pecados.
ESPÍRITO  - É o nosso espírito que Deus salva. O nosso espírito habita na região das entranhas (não vou agora discutir esse ponto do local do nosso espírito).


Jesus disse que habita dentro do nosso espírito e que rios de àgua viva brotarão de dentro do nosso ventre (João 7:38).
Repare que quando você se assusta ou quando ri, põe as suas mãos na zona do estômago, porque é lá que você habita.
O espírito do homem é a parte onde Deus habita. Quando Deus nos fala, fala ao coração. A nossa consciência é a voz do nosso espírito. É uma voz interior, suave, que mostra o que está certo e errado. É a voz interior que nos faz sentir culpados quando erramos.

ALMA  - A alma do homem é o centro da personalidade humana e divide-se em três partes: as emoções, que é a parte que recebe informações dos cinco sentido; a mente, que é a parte que pensa (o intelecto), em função das informações recebidas através dos cinco sentidos; e a vontade, onde se fazem as decisões.

CORPO  - Quando morrermos um dia vamos despir este corpo.
O corpo do homem é a parte "visível", palpável do homem. É como que a "casa" onde o espírito mora. É onde Deus habita e onde nós habitamos também.
Com o corpo nós contactamos o mundo exterior, através dos cinco sentidos: olfacto, cheiro, tacto, visão e audição. Os cinco sentidos são como as portas e janelas da nossa "casa" que é o corpo.
Quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, Deus retira do nosso espírito toda a natureza de pecado, cheia de ódio, rancor, vingança ... e enche-nos com a Sua Presença. Passamos pois a ter a natureza de Deus dentro de nós: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão e temperança.                                                                                                                                                                                  

Deus nos dá também Vida Eterna e Ele passa a viver dentro de nós.

I Coríntios 3:16 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"
Se Deus habita dentro de si, cabe a si tirar partido dessa presença de Deus e ouvir a Sua voz. É dentro do seu coração que está o maior tesouro que jamais pode existir, e é do seu coração (espírito) que vão sair os fluxos de vida.  PROVÉRBIOS 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida"

SOMOS SANTOS E JUSTOS

Ninguém pode ter uma vida vitoriosa em Cristo se não souber quem é em Cristo.
Nós estudámos que Deus fez o mundo perfeito. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, dando instruçðes ao homem. Mas o homem falhou.

Adão e Eva pecaram desobedecendo a Deus. Entregaram dessa forma a Terra ao diabo. Por isso é que Jesus diz que o diabo é o principe deste século, deste mundo, desta era. É como se a terra estivesse emprestada ou alugada por um tempo. Quando esta era acabar Deus vai levá-la de volta.
O diabo é o senhor desta era por causa de Adão e Eva terem pecado, terem-se submetido a satanás.
O diabo entrou nesta terra e encheu a terra de maldiçðes.
O diabo é o senhor deste mundo, deste século. É ele que governa as naçðes, porque muitos cristãos não estão utilizando a sua autoridade e esta Terra está amaldiçoada.

Por isso é que há pobreza, dificuldades, problemas, guerras, doenças e todo o género de mal.
O homem ao pecar e ao desobedecer a Deus ficou destituido da Glória de Deus. O homem estava vestido com essa glória de Deus mas ao pecar essa glória foi removida e ele teve que cobrir o seu corpo com vestes.
Se nós pensarmos bem o homem é o único ser que precisa de ser vestido, ser coberto, para não ter frio. Todos os outros animais estão vestidos.

O homem estava vestido, só que estava vestido com a Glória de Deus, uma espécie de manto cheio da unção da vida de Deus. Quando o homem pecou perdeu esse manto.

ROMANOS 3:23 - "Porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus".
Um dia quando formos para o céu, Deus vai dar um corpo novo, um fato novo.
O nosso corpo é como se fosse um fato; nós estamos vestidos. O nosso espirito está vestido com este corpo.
Quando nós morremos saimos deste corpo e vamos para o Céu e Deus dá-nos um corpo novo e esse corpo é um corpo glorioso cheio da Glória de Deus. É um corpo imortal. Nunca mais vamos morrer, nunca mais vamos ter sono, ou fome. Nada disso.

Não haverá mais choro, mais problemas, porque estaremos revestidos com a Glória de Deus.
O homem perdeu a Glória de Deus e ficou apenas um ser mortal, separado de Deus, condenado à perdição eterna nas mãos do diabo.

Se nós quisermos ver uma pequeníssima amostra daquilo que o diabo faz às pessoas, vejamos como alegres estão aqueles Alemães que estavam no Leste. Eram como prisioneiros, numa cidade dividida. Metade era pobre. Dá vontade de rir e depois dá vontade de chorar. Pessoas passavam fo-me; familias estavam separadas por um muro. Do outro lado, uma das nações mais ricas do mundo.

Quem estava a amarrar aquele povo era o diabo. Eram os principes das trevas que se estavam a utilizar de pessoas e estavam a amarrar aquele povo. Assim, o homem estava condenado a estar amarrado, prisi-oneiro naquela terra, escravo de satanás; à mercê do diabo por causa dos seus pecados.

Por causa do pecado de Adão e Eva, ficaram com a natureza errada e deram à luz filhos com essa natureza errada. Nós somos todos filhos de Adão e Eva e, quer queiramos quer não, quer acreditemos quer não, não faz diferença, todas as pessoas neste mundo são prisioneiras de satanás.

O facto é que uma pessoa que nunca tenha entregue a sua vida a Jesus é um pecador, é uma pessoa com a natureza errada. Jesus ensina:

ROMANOS 3:10-14- "Como está escrito: não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente, peçonha de áspides está debaixo de seus lábios. Cuja boca está cheia de maldição e amargura".
Há pessoas que descaradamente dizem e pensam que são muito boas:"Pastor, eu nunca fiz nem desejei mal a ninguém". Mas a todo o tempo falam mal dos outros e a fazer asneiras sem fim.
Basta uma pessoa mentir uma vez para ter já pecado, transgredindo a Lei de Deus.
Basta uma pessoa não ligar a Deus, não prestar homenagem a Deus, não honrar a Deus naquilo que Deus manda para essa pessoa passar a estar em falta, em delito.

Devemos, pois, compreender que aos olhos de Deus não há uma pessoa justa à face da Terra. Todos transgrediram e aborreceram a Deus. Deus irrita-se de tal modo que nem fala às pessoas quando estas O aborrecem vezes sem fim.

Mas Deus tem grande paciência e a Sua graça permite que este mundo continue a existir.
Quem teima em pensar que é uma grande e importante pessoa, está apenas a enganar-se a si próprio. Nem aos outros consegue enganar.
Se alguém pensa desta maneira, pode desde já ficar a saber que não nos engana, muito menos a Deus.
Em Lucas 18 lemos a história do fariseu hipócrita. Há, hoje em dia, muitos fariseus hipócritas, que são aquelas pessoas que se acham muito sãs, muito boas, muito cheias disto e daquilo. Mas aos olhos de Deus ninguém é bom, e Jesus dizia aqui que esta parábola se dirige aos que confiam em si mesmos, crendo que são justos e que des-prezam os outros.

LUCAS 18:10-14 - "Dois homens subiram ao Templo a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu estava em pé e orava para consigo, desta maneira: Oh! Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Oh! Deus, tem misericórdia de mim pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque, qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado e qualquer que a si se humilha será exaltado."

Certo dia um casal veio falar comigo dizendo que precisava de ajuda e afirman-do que a única coisa que pediam era a justiça de Deus. Isto pelo que lhes estavam fazen-do no emprego. Eu respondi que nunca pedia justiça para mim, pois se Ele assim proceder quem está "feito ao bife" sou eu. Não!!! Nunca peça a justiça de Deus, mas sim a misericórdia!

Muitas vezes as pessoas só pensam nas atitudes dos outros, não pensando naquilo que eles prórios fazem, o que nos faz voltar a recordar o que está escrito em Romanos 3.

Uma pessoa que não tenha confessado Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador é um pecador, por dois motivos: primeiro, porque ele peca, e segundo porque tem dentro de si uma natureza errada. Não há nada que ele possa fazer por si mesmo. Só Jesus tem o poder para o libertar dessa natureza e dar-lhe uma natureza nova.

Todos nós pecamos e, se uma pessoa não confessar e ADMITIR os seus erros e pecados diante de Deus, jamais será salva.

COLOSSENSES 1: 20 - 22 - "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue na cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.

No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos e irrepreensíveis e inculpáveis."
II CORINTIOS 1:1-2 - " Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo".

A IGREJA DE DEUS QUE ESTÂ EM CORINTO

Esta epístola ou carta, foi escrita pelo apóstolo Paulo, aos irmãos que viviam na cidade de Corinto. No entanto, esta carta podia ter sido escrita para os irmãos que vivem na cidade de Lisboa, ou do Porto .

AOS SANTIFICADOS EM CRISTO JESUS CHAMADOS SANTOS

Todo o indivíduo que recebeu Jesus como Salvador foi feito uma nova criatura, foi feito um filho de Deus, como já vimos, e foi também santificado, lavado, liberto dos seus pecados, pelo Senhor Jesus Cristo. E é por esta razão que é chamado de SANTO.

Santo não é uma pessoa que nunca falha na vida, ou que é perfeito, mas SANTO é uma pessoa que foi santificada dos seus pecados, que foi liberta, lavada dos seus pecados, por Jesus Cristo.

COM TODOS OS QUE EM TODO O LUGAR INVOCAM O NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Isto refere-se a todos os cristãos que vivem em todas as partes do mundo e que receberam Jesus Cristo.
Vemos pois, pela Bíblia, que todos os irmãos em Cristo de todas as partes do mundo são SANTOS.
Não somos santos por mérito próprio. Não podemos comprar a santidade com as nossas obras. Somos santos porque Jesus derramou o Seu Sangue por nós, para nos santificar dos nossos pecados e nos reconciliou com Deus, o Pai.

Não sou eu que me faço a mim próprio santo; não é você que se faz a si próprio santo e não é nenhum homem que pode intitular uma pessoa de santo. Só Deus o pode fazer. E Deus fez-nos Santos à custa do sacrificio de Jesus e não à custa das nossas obras.

Na vida de um cristão há dois tipos de Santificação:

1 - Santificação Instântanea.
2 - Santificação Progressiva.

A SANTIFICAÇùO INSTANTANEA dá-se no instante em que uma pessoa recebe Jesus como Salvador, e consiste em Jesus perdoar e apagar todos os pecados dessa pessoa, desde o dia em que nasceu até à data que se entregou a Jesus.

A SANTIFICAÇAO PROGRESSIVA é da responsabilidade do crente, que já nasceu de novo, e consiste em confessar os seus pecados a Deus, depois do dia que recebeu Jesus, e também em começar a viver de acordo com um padrão de Vida agradável a Deus.

SANTIFICAÇAO INSTANTANEA Todos nós quando nascemos trazemos a natureza errada, por causa de Adão e Eva e além disso, também pecamos. Não há ninguém que não peque. Se não fosse Jesus morrer por nós para nos lavar e purificar dos nossos pecados, não tinhamos qualquer hipótese de entrar no reino de Deus.

ROMANOS 3:9-10 - "Pois quê? somos nós mais excelentes? de maneira nenhuma, pois já dantes demonstrámos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer".

ROMANOS 3:23 - "Porque todos pecaram e distituídos estão da glória de Deus."
Todos nós, antes de termos entregue a nossa vida a Jesus, éramos pecadores, e estávamos condenados à perdição eterna. Algumas pessoas não se apercebem deste facto, e pensam que um dia Deus as salvará, porque elas são boas pessoas, pagam as suas contas, não desejam mal a ninguém, etc, etc...
Mas isto é um grande engano. Aos olhos de Deus é tão grave matar, roubar e adulterar, como é mentir, criticar e falar mal de outras pessoas. Éramos estranhos e inimigos de Deus, por causa das nossas más obras.
Mas Jesus derramou o Seu sangue na Cruz para pagar pelos nossos pecados, e para nos poder apresentar a Deus Pai SANTOS, IRREPREENSÍVEIS E INCULPÁVEIS.

Ao recebermos Jesus como nosso Salvador e Senhor, Jesus nos limpa de todos os pecados e nos apresenta a Deus:

- SANTOS
- IRREPREENSÍVEIS
- INCULPÁVEIS

Sabe porque isto é tão importante?

Porque quando éramos pecadores, estávamos debaixo do poder do diabo. Éramos escravos do diabo quer acreditássemos quer não.

E quando nascemos de novo ao receber Jesus, Jesus nos libertou das garras do diabo, Jesus nos libertou da escravidão de satanás, e nos pôs no reino de Deus.

COLOSSENSES 1:13 - "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor."

Uma vez certa pessoa disse-me: "Oh Pastor, eu não creio em nada disso. Eu cá não sou prisioneiro de ninguém. Eu cá faço o que quero ..."

Ao que lhe perguntei: "Se você faz o que quer e não é prisioneiro de ninguém, porque é que só tem problemas, está doente, não tem dinheiro que chegue, etc, etc...?"

Todos nós, ao nascermos, já nascemos escravos de satanás, porque ele é o príncipe deste século. Só Jesus o pode libertar dessa escravidão porque o diabo só vem para matar e destruir.

João 10:10 - " O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."

Ele busca ocasiðes para destruir as pessoas, através de doenças, acidentes, problemas, etc ...
Mas, a glória seja dada a Deus, no dia em que recebemos Jesus, Ele nos liberta da escravidão do diabo, nos liberta do domínio do Pecado.

O pecado foi inventado pelo diabo, para destruir. Uma pessoa que ande na prostituição vai acabar doente. Uma pessoa que beba demasiado vai acabar doente e cheio de problemas.

Jesus levou os nossos pecados para a Cruz, para nos livrar do ferrão do pecado e nos libertar do domínio de satanás.

É por isto que é tão importante sabermos que éramos pecadores, mas que Jesus nos fez Santos e Justos diante de Deus.

Agora já não há nenhuma condenação em relação a nós. Podemos vir a Deus com a confiança de que nos vai ouvir e reponder, e com a certeza de que o diabo já não pode governar mais a nossa vida.

SANTIFICAÇÃO PROGRESSIVA

Agora sou salvo, sou uma nova criatura,um filho de Deus, Santo e Justo, livre dos meus pecados anteriores.
Mas será que nunca mais pecarei?
Infelizmente não é assim. Depois de recebermos Jesus, por muita vontade e determinação que tenhamos em fazer só o bem, de vez em quando pecamos, fazendo o que não devíamos.
Agora pðe-se a questão: temos solução?

Felizmente que sim, já que Jesus também providenciou para esses pecados posteriores à nossa conversão.
I João 1:8-9 - "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça".

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.