Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Construindo Na Rocha

Construindo Na Rocha
Leitura estimada 6 min

 

CONSTRUINDO NA ROCHA

 

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;  desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina." (Mateus 7:21 – 28)

A parábola do homem prudente e do insensato serve tanto como uma conclusão ao sermão da montanha como a uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de Deus.

O QUE DEUS NOS DISSE PARA FAZER

Jesus adverte contra a auto ilusão, uma mera profissão verbal de autoridade SEM A OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS

É até mesmo possível para uma pessoa auto iludida exercer um ministério espetacular, usando a autoridade das escrituras e o nome de Jesus, sem servir como discípulo genuíno e obediente.

I - Antes de falar sobre os dois alicerces vamos tirar algumas lições sobre o sermão do monte.

a) O sermão do monte:

A mensagem nos Capítulos 5 a 7 de Mateus é chamada de sermão da montanha ou do monte, porque Jesus a pronunciou em um monte nas proximidades de Cafarnaum.

b) Nele Jesus revelou seu pensamento em relação à lei.

c) Demonstrou que posição social, autoridade e dinheiro não são importantes em seu reino.

d) O sermão do monte desafiou os lideres religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas.

e) O sermão os chamou de volta às mensagens dos profetas do Antigo Testamento que como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que aplicação leviana da lei.

f) Grandes multidões seguiram Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-lo.

g) Porém antes de dirigir-se a tão grande numero de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros Dele.

h) Jesus disse-lhes que não esperassem fama e fortuna, mas pranto e perseguição, no entanto, Jesus lhes garantiu que seriam recompensado.

i) Não podemos usar a mensagem de Deus somente para promover nossos interesses pessoais.

j) Jesus começou seu sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente contradiz o do mundo.

SE VOCÊ DESEJA VIVER PARA DEUS, DEVE ESTAR PRONTO PARA DIZER E FAZER O QUE PARECE ESTRANHO PARA O MUNDO

"As bem-aventuranças contradizem o estilo de vida da sociedade."

II - Há pelo menos quatro considerações sobre as bem-aventuranças.

1º É um padrão de conduta para todos os cristãos.

2º Contrastam os valores do reino, que é eterno com os terrenos, que são temporários.

3º Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige.

4º Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no novo reino.

* As Bem-aventuranças não nos permite escolher aquelas que nos agradam e desprezar as demais.

Cada bem-aventuranças diz respeito a uma benção de Deus.

É mais do que ter alegrias, implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do reino de Deus.

* Existem algumas qualificações para entrar no Reino de Deus.

III Conclusão do sermão do monte: (os dois alicerces) Mt. 7. 24-27

1º Devemos construir a nossa vida na rocha em um alicerce firme, "Jesus" - Mt. 7.21 - 27

2º Jesus ensina sobre construir em um sólido alicerce. Lc. 6.49

3º Aquele que ouve a palavra de Jesus e pratica, é como o homem sábio que edificou a casa (sua vida e suas atividades) sobre a rocha (Cristo) resistindo assim a ação devastadora do tempo e da eternidade: as provações tentações e o julgamento.

4º O que ouve a palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa da sua vida sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da popularidade. Os quais como a areia não resistem à ação demolidora do Juízo Final.

5º Edificam a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu.

6º A obediência é o sólido fundamente para que possamos resistir as tempestades da vida. (Tiago 1. 22 - 27)

7º Como uma casa feita de papelão, a vida do tolo se desmancha, reduzindo-se a pó.

8º A parábola do homem prudente e do insensato serve tanto como uma conclusão ao sermão da montanha como uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de Deus.

9º Nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do reino de Deus.

10º Jesus está mais preocupado com o nosso comportamento do que com o nosso discurso.

Conclusão: Jesus quer que façamos o que é certo., e não apenas ensinemos o que é correto. A sua casa, que representa sua vida ( 7.24), resistirá as tempestades da vida apenas se você fizer o que é correto, em vez de apenas falar disto. Aquilo que você faz não pode ser diferente do que você diz crer.

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.