Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Conselho Aos Convertidos

Conselho Aos Convertidos
Leitura estimada 9 min

 

CONSELHO AOS CONVERTIDOS
 

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." (2 Pedro 3:18)

Depois que crestes em Jesus, e recebestes a certeza do perdão dos teus pecados, é necessário que vivas cada momento da tua vida em íntima comunhão com Deus, para que possas crescer e ser guardado.

Você se tornou hoje um filho de Deus, porque está escrito na Bíblia Sagrada: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome." (João 1:12)

Veja na Escritura outras provas de que você foi realmente salvo: "... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31)

Você creu, então você está salvo: é a Palavra de Deus que diz. Em Romanos capítulo 10 verso 9 diz: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

VOCÊ CONFESSA E CRÊ, ENTÃO VOCÊ ESTÁ SALVO

Tendo passado a ser filho de Deus e tendo sido todos os seus pecados perdoados, você agora é santo de Deus. É assim que a Bíblia se refere aos crentes, em Romanos capítulo 1 verso 7, e em muitos outros textos do Novo Testamento:

"A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."

Também é verdade que você, estando cheio da graça de Deus, não sentirá mais desejo das coisas mundanas.

Você, por ser santo de Deus, aborrecerá o pecado e todas as coisas pecaminosas, especialmente onde não se louva o nome de Jesus, mas se presta culto a Satanás. Tudo o que é mal corrompe a alma, por isso, você, sendo santo de Deus, não procurará o mal.

NÃO SE ENVERGONHE DO EVANGELHO! NUNCA SE ENVERGONHE DE SER CRENTE!

Você pertence ao reino celestial: tenha alegria disso.

O apóstolo Paulo, disse: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16)

"Mas como farei isso?", perguntará. A resposta é fácil: pela observância dos seguintes conselhos receberá auxílio durante a carreira no estágio espiritual:


   1. Estude bem a sua Bíblia: Não há arma tão forte contra o tentador como a Palavra de Deus. Com ela o nosso Salvador pôs o Diabo em fuga. E ainda hoje ele foge das setas da verdade.

"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." (SaImos 119:9)

"As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão. Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos111:7-10)

"LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer." (Salmos 112:1) 

NÃO HÁ ARMA TÃO FORTE CONTRA O TENTADOR COMO A PALAVRA DE DEUS

A Palavra é o material com que o Espírito Santo forma o novo homem à semelhança de Cristo: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:29)

   2. Ore sem cessar: "Orai sem cessar." (1Tessalonicenses 5:17)

O que o alimento é para o corpo, a Palavra e a oração são para o homem interior. Se tem incrédulos à sua volta, não tem a ajoelhar e orar a Deus, em sua presença.

A primeira causa de desviar-se alguém do caminho do Senhor, achamo-la na negligência da oração e observância da Palavra de Deus.

"Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis." (Tiago 4:2)

   3. Não ajunte dívidas para com Deus: Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por algum pecado, ou por qualquer outra coisa, confessa tudo diante de teu Pai Celestial no mesmo momento, e pede que lhe dê outra vez a alegria da Sua salvação.

"Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades." (SaImos 51:7-9)

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão." (Salmos 51:11-13)

A DEMORA EM CONFESSAR PODE AUMENTAR A SEPARAÇÃO ENTRE VOCÊ E DEUS

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)

   4. Nunca entre em discussões: Se alguém vier e quiser contradizer a fé e a sua conversão, é melhor ficar calado e tranquilo e procurar orar a Deus, do que defender-se e discutir.

"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor. Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (2 Timóteo 2:24-26)

Se ele for indiferente à verdade, diz-nos a Palavra de Deus: "Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais." (1Timóteo 6:5)

   5. Se for possível evites a comunicação com incrédulos, e vigie sobre o seu viver com os cristãos hipócritas: Se sua ocupação na vida diária lhe obriga a estar em companhia deles, viva tão perto de Jesus para poder repreender o pecado e a hipocrisia. E então seu viver arderá em suas consciências, e talvez lhes sirva para salvação.

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Efésios 5:11)

   6. Procure ser uma luz e testemunha do Senhor onde estiver: Mas não deixe que este desejo de testificar do Senhor e de servi-lo seja para você uma obrigação e uma carga. Como uma vela acesa ilumina as trevas sem o menor esforço, assim deve estar tranquilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminando ao seu redor com a graça que Ele lhe der.

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte." (Mateus 5:14)

   7. Confie inteiramente na direção do Espírito Santo e estará pronto para cumprir toda a Palavra de Deus, como o Espírito lhe esclarecer: Só será possível andar de poder em poder e de glória em glória pelo Espírito do Senhor, quando fitar a Jesus e seguir a Palavra de Deus.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2 Coríntios 3:18)

   8. Deixe Jesus ser sempre a primeira fonte de amor do seu coração: Se o seu coração estiver ao menos um pouco dividido entre Ele e qualquer outra coisa, ainda que seja um amado e consagrado servo do Senhor, e que talvez tenha sido o meio de sua conversão, pode o Espírito se entristecer e interromper-se o crescimento da sua vida espiritual, porque está idolatrando o mensageiro em lugar de dar glória ao Salvador.

O Espírito que Jesus fez habitar em nós ama tanto que não suporta nenhum outro junto de Si.

"Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tiago 4:5)

O Senhor Jesus quer morar só no templo do seu coração e lá reinar.

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor." (Efésios 3:17)

  9. Tenha fé em Deus e não consultes os teus próprios sentimentos: Não lhe acontecerá como sentir, mas como crer assim sucederá.

"Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé." (Mateus 9:29)

Lance, pois, todas as suas necessidades espirituais e materiais sobre o Senhor. Toma-o tanto para médico do seu corpo, como para salvador da sua alma.

É melhor que em tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é Ele mesmo quem vem ajudar.

"Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará." (Isaías 35:4)

  10. Viva cada dia e cada momento na esperança da volta de Jesus:  Jesus disse: "Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." (Apocalipse 3:11)

Isto servir-lhe-á de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens para lhe levar, juntamente com os santos que comprou com Seu precioso sangue. Também servir-lhe-á para estar vigiando e orando em todo o tempo, sem esmorecer.
                                                                                                                                             

"Para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. " (Colossenses 1:10)

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.